Plante um ANIMAL!

Sempre que falamos em conservação da natureza pensamos em conservar árvores, plantas, rios etc. Porém, raramente pensamos em conservar a fauna, isto é, animais como este aqui em baixo.



O tema mais atual de todos os tempos com toda certeza é a conservação da natureza e não podemos ignorar o bem estar animal. No mundo de hoje vemos que esse cenário humano-animal vem se modificando e a qualidade de vida dos animais vem sendo levada mais a sério. Até mesmo os zoológicos vem sendo influenciados por essa questão (vou comentar mais sobre esse assunto em outro post). Mas o que vem ganhando mais holofotes são os animais de vida livre, principalmente por enfrentarem uma humanidade que cresce a cada dia e consome muito mais do que precisam.

O principal fator que influencia na mudança do ecossistema e consequentemente ajuda na diminuição da biodiversidade é a chamada pressão antrópica, mas o que seria essa palavra? Bem, é somente uma palavra bonita para o impacto que a natureza sofre pela ação do homem. Citando alguns exemplos, temos a destruição dos habitats, ou mesmo a fragmentação deles, que seria um resultado da poluição ou degradação. Mas vale lembrar que toda essa alteração na natureza consequentemente vai acabar alterando no espaço do homem, pois, por estar inserido no meio, acaba sofrendo por essas mudanças. Além disso, não se pode ignorar o fato de que muitas doenças que estavam somente no âmbito silvestre acabam, com a mudança, alterando seu ciclo. Dessa forma, surge um novo conceito de saúde em que está envolvido o bem estar dos animais e dos humanos.

Hoje há milhares de espécies na lista vermelha, nessa lista são encontrados os nomes de todos os animais que estão em estado crítico, bem como o que mais contribui para esses fatores, que são aquelas coisas que estamos cansados de ouvir, mas que de fato afetam muito os animais. Para combater esse mal foram feitos alguns planos de estratégia para a salvação desses animais, que é chamado de conservação ex situ (fora do lugar de origem). Esse termo é utilizado quando as atividades de conservação de flora e fauna se dão fora do habitat natural. No caso dos animais essas técnicas são desenvolvidas no manejo em cativeiro, que são conhecidos como os zoológicos, os CETAS e os CRAs, que têm a finalidade de receber os animais oriundos de tráfico, cativeiro ilegal, atropelamento ou outras .

Todos nos entendemos a real necessidade do bem estar animal e o cuidado que o ecossistema precisa receber. A chamada “causa animal” vem ganhando a mídia. A politica internacional e todos nós precisamos trabalhar juntos, afinal dividimos a mesma Terra. Todos os profissionais, zoológicos, ONGs, políticos, eu e você, seja quem você for, para que essa relação selvagem-humano seja melhor possível, devemos trabalhar juntos. E você, o que pode fazer hoje por essa causa?

Fonte: CUBAS, Z. S.; SILVA, J. C. R.; CATÃO-DIAS, J. L. Tratado de Animais Selvagens - Medicina Veterinária. ROCA, São Paulo, 2006.

Veja também: Você sabe o que são as Unidades de Conservação?

Comentários